Avançar para o conteúdo principal

O BOMBEIRO









O BOMBEIRO

É ironia do destino, por algum desígnio definida?
A maior prova de amor está nesta contradição!
Quando ao salvar os outros desprezas a própria vida…
E ao próximo te devotas sem remorsos e com paixão!
Porque te dedicas aos outros num exercício de abnegação?
Porque sou bombeiro com a alma e com o coração!

Nos escombros, medonhos, buscas sinais de vida…
Com persistência, ignorando o cansaço e a dor.
Vives a angústia dos que perderam gente querida…
Anseias juntar os separados pelo medo e terror.
Porque buscas a vida na morte em profunda comiseração?
Porque sou bombeiro com a alma e com o coração?

Num gesto que parece simples de puro amor e sem interesse.
Cuidas das gentes numa manifestação ou campo de futebol.
Velas por tudo e por todos sem esperar qualquer benesse.
Salvando um animal ou ajudando o velhinho em busca do sol
Porque aos outros dedicas a vida sem esperar por isso atenção?
Porque sou bombeiro com a alma e com o coração!

Enfrentas o rugido do fogo com cuidado mas com temeridade!
Numa floresta que arde devastando as árvores em desassombro…
Ou numa casa cujas parede ameaçam a tua integridade!
E numa fábrica que ameaça explodir, tornando-se escombro!
Porque te arriscas buscando dos outros a salvação?
Porque sou bombeiro com a alma e com o coração!

Corres contra o tempo, na ambulância levando um doente…
Vigias, atento, os sinais de perigo que este possa apresentar.
Enfrentas o trânsito, assumes o risco e segues em frente!
Avanças temerário, pois uma vida urge salvar.
Porque corres como louco e em estado de exaltação?
Porque sou bombeiro com alma e com o coração!

Marchas orgulhoso da tua farda e da tua corporação.
Em tantas cerimónias que abrilhantas com a tua presença.
Ao som da fanfarra marcham os pés e bate o teu coração!
Segues orgulhoso enchendo o peito dessa pertença!
Porque te orgulhas desse sentimento com tanta devoção?
Porque sou bombeiro com a alma e com o coração!


Comentários

Mensagens populares deste blogue

O SEMÁFORO

O SEMÁFORO Na cidade do Porto, numa rua íngreme, como tantas outras, daquelas que parecem não ter fim, há-de encontrar-se um cruzamento de esquinas vincadas por serigrafias azuis, abertas sobre azulejos quadrados, encimadas por beirais negros de ardósias, que alinham, em escama, até ao cume e enfeitadas de peitoris de pedra, sobre os quais cai a guilhotina. Estreita e banal, sem razões para alguém perambular, esta rua, inaudita, é possuidora de um dispositivo extraordinário, mas conhecido de muito poucos: Um semáforo a pedal, que sobreviveu, ao contrário dos “primos”, tão em voga na década de sessenta, na América Latina. No início do século XX, o jovem engenheiro, François Mercier, de génio inventivo, mudou-se para o Porto. Apesar do fracasso em França e na capital, convenceu um autarca de que dispunha de um dispositivo elétrico e económico, bem capaz de regular o trânsito dos solípedes de carga, carroças, carros de bois a caleches, dos ilustres senhores. O autarca ...

CORONAVÍRUS - A REVOLTA DO PLANETA

CORONAVÍRUS - A REVOLTA DO PLANETA Ainda o mundo não falava de pandemia, embora o vírus se espalhasse de forma rápida e silenciosa, e já este pensamento povoava os meus sonhos: O nosso planeta está a dar-nos um sinal. Hoje estou profundamente convicto de que isso é uma evidência e de que existe uma grande lição a retirar desta pandemia. A dúvida é se a humanidade terá ou não capacidade para apreender a lição e, sobretudo a colocar em prática. O planeta tentou de tudo. Se estivéssemos perante um ser humano, com todas as tecnologias atuais, à sua disposição, diria que começou por nos escrever uma carta, explicado o que estávamos a fazer mal, depois enviar um telegrama, mostrando-nos a importância de atuar. A humanidade ignorou. Telefonou-nos e, com voz afável, explicou que não podíamos prosseguir por este caminho, apareceu nos nossos instragram ou facebook, nos ecrãs das nossas televisões, mas mesmo assim a humanidade ignorou. Inundou-nos de tal forma com advertências que algun...

A AMIGA DO IRMÃO

A AMIGA DO IRMÃO Amélia era a todos os títulos o melhor partido da aldeia. Filha de um abastado proprietário, dividia o património com a irmã mais velha, sorte que o pai lamentava, pois sempre tinha querido um filho varão. Isso não o impedia de amar as duas filhas ao ponto de as idolatrar. Queria que elas tivessem uma sorte diferente da sua, a começar pela educação, pelo que eram das poucas moças da aldeia que estudaram até ao sétimo ano do liceu. A universidade era outra história: ele não estava preparado para as deixar ir, sozinhas, para o Porto, cidade mais próxima de Vila Real, onde a podiam frequentar. A irmã nunca quis estudar, mas Amélia ainda tentou, mas mesmo com o apoio da mãe, uma mulher com visão, foi tudo em vão. «Não quero sequer imaginar a minha filha sozinha, no meio do bando de galifões, que são estes pretendentes a doutores!» Manuel conheceu Amélia quando estava no quinto ano. A primavera tinha começado e ele fazia o caminho entre a casa e a escola a pé, com o irmão. ...