Avançar para o conteúdo principal

AMOR INTOCÁVEL - RESPOSTA


Reposta ao amor Intocável

 Margarida,

Receber a tua carta foi muito mais do que uma surpresa: foi um choque. Tu és muito importante para mim, por isso a tua carta deixou-me em pânico. Não quero, não posso, nem devo destruir o sentimento que nos une, mas vivê-lo da forma que propões é simplesmente assustador. Sou um homem divorciado e por isso sei o que é colocar um fim a uma relação, mesmo quando ela, na prática, já terminou. Esse momento da minha vida obrigou-me a olhar para as relações de forma diferente: valorizo mais aquilo que tenho em detrimento daquilo que penso que posso ter, que muitas vezes não passa de um produto da minha imaginação.

Por vezes, encontramo-nos na situação peculiar de pensarmos estar apaixonados por alguém inacessível. No entanto, é exatamente o facto de ser inacessível que nos desperta essa paixão, ancorada num desejo cuja satisfação nos parece urgente e inadiável. Acontece que o amor só se consegue medir depois do prazer. Acontece também que na maior parte das vezes, satisfeito o prazer, tudo se desvanece num vazio que nos preenche, de forma quase doentia, matando o que de bom existia sem trazer algo de novo. Ao longo da minha vida já senti várias vezes esse tipo de paixão, mas, ao invés de procurar a sua satisfação, busquei a minha companheira do momento e, satisfeito o desejo, a tal urgência, imposta pela paixão, esmorece.

Todos buscamos a felicidade, mas o caminho para lá chegar nem sempre é fácil. Na minha mente imagino muitas vezes um conceito de felicidade diferente daquele que a minha relação atual me permite viver. Não escondo até que já associei esse conceito de felicidade à tua pessoa, mas correr o risco de perder aquilo que tenho, em troca de um sonho que se pode desvanecer antes mesmo de se concretizar, parece-me um mero devaneio. Eu não quero ficar apenas pela satisfação do desejo e da paixão, quero um verdadeiro amor.

É bom sentir novamente a adrenalina que os teus telefonemas ou as conversas pessoais me fazem sentir. É bom sentir aquele friozinho na barriga, quando antecipo a tua presença ou quando te imagino a meu lado. É difícil sentir aquele aperto no peito quando te imagino com o teu marido, que, inexplicavelmente, me parece justificável. É bom sonhar contigo, a dormir ou acordado. É bom imaginar que tu estás aí quando preciso de ti e já me deste provas disso. Também eu tenho fantasias contigo e sonhei viver momentos românticos a teu lado. Passear na praia, de mãos dadas, com os pés a chapinhar nas ondas que vêm beijar a areia e com o por do sol a dourar o verde, plantado nas dunas, ao acaso. Como é bom sonhar… Sonhar com passeios à beira rio, numa tarde de domingo, como dois eternos namorados. Sim é bom, mas é um sonho cruel, pois não passa de um sonho do qual vou, fatalmente, acordar para a dura realidade. Por vezes vivo o sonho do nosso amor por demasiado tempo e perco a noção da diferença entre a realidade e a fantasia. Infelizmente isso torna o caminho de regresso à realidade ainda mais doloroso.

Não posso escolher esse caminho. Ele não faz parte do menu das minhas opções. Gosto realmente de ti e sei que estas palavras, ainda que verdadeiras e sinceras, te vão magoar, mas, apesar disso, espero que não ponham em causa a nossa amizade. Pois amizade é tudo o que tenho para te dar. Bem sei que é menos do que esperavas de mim, mas não posso dar-te mais. Apesar disso, sou suficientemente egoísta para te dizer que a amizade que te dou é muito importante para mim. Mas, mais importante do que dar-te amizade é sabê-la correspondida.

 

Do teu eterno amigo

André.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

O SEMÁFORO

O SEMÁFORO Na cidade do Porto, numa rua íngreme, como tantas outras, daquelas que parecem não ter fim, há-de encontrar-se um cruzamento de esquinas vincadas por serigrafias azuis, abertas sobre azulejos quadrados, encimadas por beirais negros de ardósias, que alinham, em escama, até ao cume e enfeitadas de peitoris de pedra, sobre os quais cai a guilhotina. Estreita e banal, sem razões para alguém perambular, esta rua, inaudita, é possuidora de um dispositivo extraordinário, mas conhecido de muito poucos: Um semáforo a pedal, que sobreviveu, ao contrário dos “primos”, tão em voga na década de sessenta, na América Latina. No início do século XX, o jovem engenheiro, François Mercier, de génio inventivo, mudou-se para o Porto. Apesar do fracasso em França e na capital, convenceu um autarca de que dispunha de um dispositivo elétrico e económico, bem capaz de regular o trânsito dos solípedes de carga, carroças, carros de bois a caleches, dos ilustres senhores. O autarca

CARTAS DE AMOR - AMOR IMPOSSÍVEL

CARTAS DE AMOR - AMOR IMPOSSÍVEL As palavras não me ocorrem perante a imensidão do sentimento que me invade o peito. Digo-te aquilo que adivinhas pois os meus olhos e os meus gestos não o conseguem esconder. Amo-te! Amo-te desde o primeiro dia em que entrei na empresa e tu me abriste a porta. Os nossos olhares cruzaram-se e, por instantes, olhamo-nos sem pestanejar. Senti que tinha encontrado a minha alma gémea. O meu coração acelerou quando me estendeste a mão e te apresentas-te. Apenas uma semana depois soube que eras casada. Chorei a noite toda. Não conseguia aceitar que não fosses livre para poder aceitar o meu amor e retribuí-lo como eu tanto desejava. Desde esse dia vivo em conflito: amo-te e por isso quero estar a teu lado, mas não suporto estar a teu lado, sem poder manifestar-te o meu amor. Quero fugir dessa empresa, não quero mais ver-te se não te posso ter, mas não consigo suportar a ideia de não te ver todos os dias. Tu és o sol que ilumina o meu dia, mas és

O BILHETE

O BILHETE Com os cadernos debaixo do braço ele subiu a escadaria do Liceu Camilo Castelo Branco, em Vila Real. Vivia numa aldeia próxima e tinha vindo a pé. Tinha vários irmãos e como estavam todos a estudar, tinham de poupar em tudo o que era humanamente possível. Já estava com saudades das aulas! Era irónico que tal fosse possível pois os jovens preferem as férias. Não era o seu caso. Tinha vindo de Angola e, por falta de documentos, tinha ficado um ano sem estudar, trabalhando na quinta, ao lado do pai, enquanto os irmãos iam para as aulas. Estudar era, portanto, a parte fácil. Procurou a sala onde a sua turma tinha aulas: Ala este, piso zero, sala seis. Filipe era um aluno acima da média, mas a sua atitude era de grande humildade: esperava sempre encontrar alguém melhor que ele. Dado que tinha ficado um ano afastado da escola estava com alguma expectativa em relação à sua adaptação, mas confiante nas suas capacidades. Não tardou em destacar-se e no fim do primeiro tri