Avançar para o conteúdo principal

PALAVRAS SOLTAS - A viagem







A VIAGEM (Epílogo)

Finalmente tudo parece estar no seu lugar. O percurso diário e rotineiro para o escritório foi tranquilo, as pessoas com que me cruzo parecem sorrir-me, o céu está mais azul e até a cadeira, onde me sento todos os dias, parece mais confortável. Todo o drama, as mortes, a traição e o sofrimento ficaram no passado. É bom sentir que não voltarei a viver aqueles momentos de angústia ou as noites de insónia, fechado dentro daquelas quatro paredes. 

Involuntariamente, volto a reviver as imagens da noite em que morreu o meu melhor amigo. A verdade é que nunca consegui explicar, nem a mim próprio nem a ninguém, as circunstâncias da sua morte, nem as visões desconcertantes que me assombraram durante os últimos anos sem saber se eram alucinação ou realidade.

 Muitas vezes cheguei a pensar que era tudo um jogo no qual eu era apenas um peão, mas a dura realidade da ausência do meu amigo e aquele corpo sem cabeça e quase desfeito, colocou um ponto final no assunto, sobretudo agora que o tribunal decidiu que tinha sido um acidente e eu estava completamente livre. Tudo estava bem, com exceção daquela dúvida que, como uma pequena semente, germinava dentro de mim, agora que a mente estava livre de outras preocupações. 

Absorto nestas cogitações não me apercebi da sua aproximação. Inexplicavelmente ele está ali. Sim, o meu amigo está, de pé, encostado à porta do meu escritório! Nos lábios tem o mesmo sorriso trocista com que me olhou, pela última vez, na fatídica noite. Tento falar mas a minha boca não emite qualquer som. Estou em estado de choque e levo as mãos ao peito para tentar controlar-me, pois este parece que vai explodir. Finalmente consigo falar.

- Tu? Tu estás morto! Não é possível… Aquele cadáver…

Sinto a sua mão no meu ombro e todas as dúvidas se desvanecem. Ele está vivo e bem vivo! Depois, antes de desaparecer, oiço a sua voz.

- Obrigado. Tu foste muito útil, na verdade foste um bom amigo. O cadáver era mesmo do meu sócio e como os mortos não se podem defender, foi fácil fazer dele o culpado de tudo. Eu e a Sofia vamos desaparecer.

Fico imóvel… Siderado perante a revelação! Não daquilo que fiquei a saber, mas do que sempre soube. Afinal eu sempre soube a verdade, mas a minha amizade por aquele homem disfarçou-a com uma alucinação.

 Agora sim, tudo terminou, até a minha fé nas pessoas!


Comentários

Mensagens populares deste blogue

O SEMÁFORO

O SEMÁFORO Na cidade do Porto, numa rua íngreme, como tantas outras, daquelas que parecem não ter fim, há-de encontrar-se um cruzamento de esquinas vincadas por serigrafias azuis, abertas sobre azulejos quadrados, encimadas por beirais negros de ardósias, que alinham, em escama, até ao cume e enfeitadas de peitoris de pedra, sobre os quais cai a guilhotina. Estreita e banal, sem razões para alguém perambular, esta rua, inaudita, é possuidora de um dispositivo extraordinário, mas conhecido de muito poucos: Um semáforo a pedal, que sobreviveu, ao contrário dos “primos”, tão em voga na década de sessenta, na América Latina. No início do século XX, o jovem engenheiro, François Mercier, de génio inventivo, mudou-se para o Porto. Apesar do fracasso em França e na capital, convenceu um autarca de que dispunha de um dispositivo elétrico e económico, bem capaz de regular o trânsito dos solípedes de carga, carroças, carros de bois a caleches, dos ilustres senhores. O autarca

CARTAS DE AMOR - AMOR IMPOSSÍVEL

CARTAS DE AMOR - AMOR IMPOSSÍVEL As palavras não me ocorrem perante a imensidão do sentimento que me invade o peito. Digo-te aquilo que adivinhas pois os meus olhos e os meus gestos não o conseguem esconder. Amo-te! Amo-te desde o primeiro dia em que entrei na empresa e tu me abriste a porta. Os nossos olhares cruzaram-se e, por instantes, olhamo-nos sem pestanejar. Senti que tinha encontrado a minha alma gémea. O meu coração acelerou quando me estendeste a mão e te apresentas-te. Apenas uma semana depois soube que eras casada. Chorei a noite toda. Não conseguia aceitar que não fosses livre para poder aceitar o meu amor e retribuí-lo como eu tanto desejava. Desde esse dia vivo em conflito: amo-te e por isso quero estar a teu lado, mas não suporto estar a teu lado, sem poder manifestar-te o meu amor. Quero fugir dessa empresa, não quero mais ver-te se não te posso ter, mas não consigo suportar a ideia de não te ver todos os dias. Tu és o sol que ilumina o meu dia, mas és

O BILHETE

O BILHETE Com os cadernos debaixo do braço ele subiu a escadaria do Liceu Camilo Castelo Branco, em Vila Real. Vivia numa aldeia próxima e tinha vindo a pé. Tinha vários irmãos e como estavam todos a estudar, tinham de poupar em tudo o que era humanamente possível. Já estava com saudades das aulas! Era irónico que tal fosse possível pois os jovens preferem as férias. Não era o seu caso. Tinha vindo de Angola e, por falta de documentos, tinha ficado um ano sem estudar, trabalhando na quinta, ao lado do pai, enquanto os irmãos iam para as aulas. Estudar era, portanto, a parte fácil. Procurou a sala onde a sua turma tinha aulas: Ala este, piso zero, sala seis. Filipe era um aluno acima da média, mas a sua atitude era de grande humildade: esperava sempre encontrar alguém melhor que ele. Dado que tinha ficado um ano afastado da escola estava com alguma expectativa em relação à sua adaptação, mas confiante nas suas capacidades. Não tardou em destacar-se e no fim do primeiro tri