Avançar para o conteúdo principal

A JORNALISTA | PARTE I | CAPÍTULO 4



A JORNALISTA | PARTE I | CAPÍTULO 4 - A governanta


A governanta era uma testemunha crucial para o processo pois era a única testemunha ocular do crime. Para além disso conhecia tanto a criadagem como os donos do palacete. Os inspetores decidiram que seria a primeira testemunha a ser inquirida. Foi um processo longo, cansativo e de resultados duvidosos.
Desde o início que ela se apresentou muito nervosa mas muito solícita. Falava pelos cotovelos, tendo de ser interrompida sistematicamente. Sobretudo porque a conversa acabava por derivar para assuntos sem qualquer interesse para o processo. Aos quarenta e dois anos de idade ela era uma mulher muito interessante. Tinha um metro e setenta e cinco de altura, uma tez clara, olhos verdes e cabelos castanhos. A sua elegância faria inveja a uma modelo, não apenas por ter um corpo perfeito, mas por estar muito bem cuidado. Não era uma mulher bonita e o sorriso parecia um esgar de dor. Era cordial no trato, sem ser simpática. O registo que melhor se adequava à sua personalidade era o formal. Provavelmente era o resultado de vinte anos de profissão. Sentada do outro lado da mesa ela não conseguia manter-se quieta numa posição. Para além disso contorcia os dedos o tempo todo e esfregava o nariz quando iniciava a resposta à maior parte das perguntas. Depois de cumpridas as formalidade de identificação e clarificação dos direitos e obrigações o inspetor chefe iniciou o interrogatório.
«Há quanto tempo trabalha para os atuais patrões?»
«Desde 2009. Fui eu que tratei da decoração do palacete. Haviam de ver aquilo quando eles comparam o espaço. Estava tudo abandonado, até metia dó. Lembro-me...»
João Ribeiro interrompeu-a sem cerimónias.
«Sim, sim. Você toma conta apenas da parte habitacional ou também tem a responsabilidade pelo espaço de escritórios?»
«Credo! Nem eu queria! O responsável pelo espaço dos escritórios é o financeiro da empresa. Um senhor respeitável e muito simpático. Um homem às direitas, é pena é ser gay. Um desperdício num homem lindo como aquele. Eu... »
Mais uma vez ela foi interrompida.
Era necessária uma grande dose de paciência para conseguir manter a governanta focada no que era importante. Ao fim da manhã tinham conseguido obter algumas informações importantes. A sociedade, cuja firma era LTCBK Capital S.A., era detida por cinco famílias, mas quatro delas não participavam na gestão. O CEO era o sócio brasileiro, que chefiava uma equipa de três administradores, com responsabilidades nas áreas: financeira, imobiliária e turística.
A residência estava separada dos escritórios por uma grande porta metálica com um mecanismo de abertura complexo, comandado por uma chave. O acesso a essa chave era restrito à administração, aos sócios, aos seguranças e à governanta.
«Quer dizer que se pode aceder à residência através dos escritórios?»  Perguntou Mónica Fonseca.
«Sim, mas apenas quem tem chave. Não existe um acesso com cartão como nos escritórios. Sabe, ter uma chave como eu tenho é uma grande responsabilidade. Trago-a sempre à cintura, nunca a deixo em lado nenhum. Pois, não...»
«Quando sai para a rua leva a chave consigo?»
«Não. Os patrões mandaram instalar um cofre e eu deixo aí todas as chaves ou documentos guardados. Uma vez logo no início...»
«Você nunca utilizou a entrada do escritório para aceder à residência?»
A governanta teve um  momento de hesitação breve mas perceptível.
«Eu? Não! Não, porque havia de entrar pelo escritório? O meu trabalho é na residência. Eu nunca passei pelo escritório... Quer dizer eu já fui ao escritório. Fui sim senhor. Fui quando me chamaram lá. Sim porque eu sou muito cumpridora. Está a ver?»
Desta feita a governanta interrompeu-se a si própria, ficando à espera de um assentimento de compreensão.
Mónica Fonseca ficou a olhar para ela tentando perscrutar o que lhe ia na alma. Abriu a boca para fazer uma pergunta e depois calou-se e foi o João Ribeiro que continuou. As perguntas incidiam agora sobre a tarde e a noite do crime. A governanta tinha saído por volta das sete da tarde, embora não estivesse autorizada a sair. Mas tinha ido visitar uma amiga ao hospital da Luz e como não era suposto estar ninguém em casa ela tinha saído. Por precaução tinha enviado um email ao senhor Lins a informar sobre a sua ausência.
«Tem a certeza da hora em que saiu?»
Nova hesitação.
«Sim. Não. Quer dizer eu acho que sim.»
«Porque é que as câmaras não registaram a sua saída? Não saiu pela porta da residência?»
«Bem eu... Existe uma porta de homem cuja chave só eu tenho e a câmara está avariada.»
«Então quer dizer que não existe prova nenhuma, nem da hora a que saiu, nem da hora a que regressou ao palacete.»
«Podem ver a hora a que enviei o email ao senhor Lins.» Disse a governanta de forma apressada.
«O email foi enviado do telemóvel ou do computador?»
«Bom eu acho que foi do computador.»
«Tem a certeza?»
«Bom talvez tenha sido do telemóvel...»
«Isso quer dizer que podia estar já fora do palacete!»
«Pois...»
«Como estava a sua amiga?»
«Quem? Há sim, a minha amiga. Pois... estava bem. Quer dizer, não estava pior... Sabe como é quando se está doente...»
A governanta estava tão atrapalhada e incomodada com a menção do estado da amiga que eles abandonaram o assunto.
Fizeram uma pausa para tomar um café e o interrogatório continuou em seguida.
«Conte-nos o que viu quando chegou ao palacete.»
«Quando cheguei reparei que o carro do Chefe Walker estava estacionado à porta. Achei estranho porque não era suposto estar ninguém em casa. Olhei para o relógio e vi que eram vinte e duas. Provavelmente as meninas tinham decidido voltar ao palacete.»
Ela fez uma pausa e João Ribeiro incentivou-a
«E depois?»
«Mal entrei fui direta à cozinha pois imaginei que ele estivesse a cozinhar para as meninas. Isso já tinha acontecido antes. Ele é um grande cozinheiro. Só nunca imaginei que ele pudesse matar a menina Karen. Ela era um pouco bisbilhoteira, mas os jornalistas são mesmo assim.»
«Jornalistas?»
«Sim a menina Karen era jornalista e estava a fazer um trabalho para a CNN. Ela queria sempre saber tudo e adorava coscuvilhice! A ultima vez…»
«O que viu quando chegou à cozinha?»
«Na cozinha não vi nada. Por isso fui à procura. Ai que susto meu Deus! Quando entrei na sala o Chefe Walker estava ajoelhado junto ao corpo da menina Karen, com o braço levantado e empunhava uma faca, ensanguentada, preparando-se para a espetar na pobre Karen. Ela ainda estava viva porque vi as pernas a estremecer. Ele tinha acabado de a matar. Santo Deus, que loucura!»
A governanta interrompeu-se e num gesto dramático tapou o rosto com as mãos
«Tem a certeza que ele estava a esfaquear a vítima e não a tentar salvá-la?»
«Salvá-la como? Espetando-lhe uma faca? Eu sei bem aquilo que vi!»
«Era possível alguém entrar na casa sem que isso fosse gravado pelas câmaras?»
«Não.»
«Isso quer dizer que mais ninguém tem a chave da porta de homem. Como é possível?»
«Bom a fechadura foi mudada recentemente e as outras três cópias da chave estão no cofre. O senhor Lins ainda não disse a quem deviam ser entregues.»
«Quer dizer que você era a única pessoa que podia entrar a qualquer hora no palacete sem ser vista.»
«Bom… Sim, mas… Eu não matei a menina Karen!» Protestou a governanta, apertando as mãos de tal forma que os nós dos dedos ficaram brancos.
O inspetor chefe João Ribeiro encostou-se para trás com um sorriso enigmático nos lábios. A governanta olhava alternadamente para ele e para Mónica Fonseca, que mantinha o rosto impassível.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O SEMÁFORO

O SEMÁFORO Na cidade do Porto, numa rua íngreme, como tantas outras, daquelas que parecem não ter fim, há-de encontrar-se um cruzamento de esquinas vincadas por serigrafias azuis, abertas sobre azulejos quadrados, encimadas por beirais negros de ardósias, que alinham, em escama, até ao cume e enfeitadas de peitoris de pedra, sobre os quais cai a guilhotina. Estreita e banal, sem razões para alguém perambular, esta rua, inaudita, é possuidora de um dispositivo extraordinário, mas conhecido de muito poucos: Um semáforo a pedal, que sobreviveu, ao contrário dos “primos”, tão em voga na década de sessenta, na América Latina. No início do século XX, o jovem engenheiro, François Mercier, de génio inventivo, mudou-se para o Porto. Apesar do fracasso em França e na capital, convenceu um autarca de que dispunha de um dispositivo elétrico e económico, bem capaz de regular o trânsito dos solípedes de carga, carroças, carros de bois a caleches, dos ilustres senhores. O autarca

CARTAS DE AMOR - AMOR IMPOSSÍVEL

CARTAS DE AMOR - AMOR IMPOSSÍVEL As palavras não me ocorrem perante a imensidão do sentimento que me invade o peito. Digo-te aquilo que adivinhas pois os meus olhos e os meus gestos não o conseguem esconder. Amo-te! Amo-te desde o primeiro dia em que entrei na empresa e tu me abriste a porta. Os nossos olhares cruzaram-se e, por instantes, olhamo-nos sem pestanejar. Senti que tinha encontrado a minha alma gémea. O meu coração acelerou quando me estendeste a mão e te apresentas-te. Apenas uma semana depois soube que eras casada. Chorei a noite toda. Não conseguia aceitar que não fosses livre para poder aceitar o meu amor e retribuí-lo como eu tanto desejava. Desde esse dia vivo em conflito: amo-te e por isso quero estar a teu lado, mas não suporto estar a teu lado, sem poder manifestar-te o meu amor. Quero fugir dessa empresa, não quero mais ver-te se não te posso ter, mas não consigo suportar a ideia de não te ver todos os dias. Tu és o sol que ilumina o meu dia, mas és

O BILHETE

O BILHETE Com os cadernos debaixo do braço ele subiu a escadaria do Liceu Camilo Castelo Branco, em Vila Real. Vivia numa aldeia próxima e tinha vindo a pé. Tinha vários irmãos e como estavam todos a estudar, tinham de poupar em tudo o que era humanamente possível. Já estava com saudades das aulas! Era irónico que tal fosse possível pois os jovens preferem as férias. Não era o seu caso. Tinha vindo de Angola e, por falta de documentos, tinha ficado um ano sem estudar, trabalhando na quinta, ao lado do pai, enquanto os irmãos iam para as aulas. Estudar era, portanto, a parte fácil. Procurou a sala onde a sua turma tinha aulas: Ala este, piso zero, sala seis. Filipe era um aluno acima da média, mas a sua atitude era de grande humildade: esperava sempre encontrar alguém melhor que ele. Dado que tinha ficado um ano afastado da escola estava com alguma expectativa em relação à sua adaptação, mas confiante nas suas capacidades. Não tardou em destacar-se e no fim do primeiro tri