- A ACEITAÇÃO
No domingo Emília acordou mais cedo do que o Pedro, embora, na verdade, não fosse assim tão cedo. O relógio, silencioso mas desperto, na sua posição de guardião do tempo, ditava as horas, de cima do criado mudo: eram nove horas. Emília sentia-se, simultaneamente, vitoriosa e receosa. Perceber que tinha conseguido encontrar a razão de muitas das suas reações era uma vitória, cujo brilho era toldado pela dificuldade em interiorizar essa conclusão. Racionalmente a conclusão parecia clara e lógica, mas quando se olhou ao espelho surgiram as primeiras dúvidas. O corpo que ela via não correspondia à imagem que guardava de si. Aquela não era a Emília que queria ver. Pedro aproximou-se sem que ela percebe-se e abraçou-a. Estava colocado por trás dela e, ao mesmo tempo que lhe beijava o pescoço, acariciou-lhe o abdómen. As mãos deslizaram, gentilmente pelo corpo e pararam nos seios, acariciando-os com delicadeza. O rosto dele era o espelho do prazer e ela deixou-se contagiar, virando o rosto para lhe oferecer os lábios carnudos. Nessa altura era impossível ignorar a intumescência que se manifestava, em espasmos, entre os dois: ele estava excitadíssimo! Pedro virou-a para si e beijou-a com paixão. Com uma delicadeza extrema pegou nela ao colo, rodou sobre si próprio e dirigiu-se para a cama. Ela ficou de frente para o espelho e uma imagem explodiu na sua mente: duas dobras no abdómen e dois seios caídos.
«Põe-me no chão!»
Disse Emília de forma brusca.
Pedro hesitou durante alguns segundos. Não entendia o que
tinha passado pela cabeça dela, para justificar tal mudança de humor. Poisou-a
devagar e com um sorriso no rosto disse:
«Se preferes ir pelo
teu pé eu não me importo.»
Aproximou-se para a beijar e acariciar, mas ela impediu-o
com a mão e afastou-se.
«Deixa-me!» Disse,
simplesmente.
Pedro fez um esforço para se acalmar e não reagir de
forma exaltada. Ela pegou no roupão e saiu apressada do quarto. Pedro
dirigiu-se para o banho e a sua imagem refletiu-se no espelho. Estar excitado
era normal, quando Emília estava por perto, mas estar ali sozinho com aquela
parte do seu corpo exibindo-se de forma proeminente, pareceu-lhe simplesmente
ridículo. Talvez não fosse! Entrou no banho e olhou para si próprio: tinha ali
um problema. Felizmente ele tinha a solução para ele mesmo à mão. Quando chegou à cozinha Emília tinha arranjado o sumo e a
fruta e as torradas estavam mesmo a sair. Ela iniciou uma conversa sobre sexo e
prazer, daquelas que normalmente o deixavam excitado, mas nesse dia ele já
tinha satisfeito o desejo. Terminada a refeição, Pedro foi lavar os dentes e Emília
seguiu-o. Abraçou-o por trás e acariciou-o, procurando excitá-lo. Nada surtiu
efeito e ao fim de alguns minutos ela olhou-o interrogadoramente.
«Quando foste para
cozinha deixaste uma situação pendente e eu resolvi-a. Agora vais ter de
esperar um bocado até ele ganhar vida novamente.»
Emília não disfarçou a sua desilusão e, sem dizer nada,
deu meia volta e saiu de forma desabrida. Quando Pedro se retirou para o
escritório ela foi para o banho. Estava muito irritada. Pedro nunca lhe tinha
feito aquilo antes. Quando era rejeitado esperava pacientemente e se ela
voltava ele estava sempre disponível para ela. Sentia-se desfeiteada. Deixou a
água correr sobre o corpo com os olhos fechados, revivendo a última hora.
Depois de alguma reflexão concluiu que talvez devesse estar irritada com ela
própria. Sim tinha sido ela a rejeitá-lo e não podia levar a mal que ele se
satisfizesse sozinho. Apesar disso, sentia que tinha sido traída. Enquanto
secava a pele voltou a olhar-se ao espelho. A Emilia das suas memórias algum
dia regressaria? Vestiu-se e foi até à varanda. La fora o silêncio era
marcante. Na última semana a atividade nas ruas tinha aumentado, apesar de
ainda não ter atingido o volume que se verificava antes do confinamento. Apesar
disso, como ainda era muito cedo imperava o silêncio, apenas interrompido pelo
alegre chilrear das aves. Emília sentou-se e deixou que o astro rei lhe
banhasse o rosto, fechando os olhos. Sentiu que o sol a penetrava,
profundamente, possuindo-a de uma forma estranha. Estremeceu de prazer. Abriu
os olhos e riu-se de si própria. Entregou o corpo ao sol e deixou-se ficar relaxada,
gozando a paz do momento.
«Bom dia!»
Abriu os olhos, sobressaltada. Tinha-se esquecido de que
estava na varanda e a D. Teresa apanhou-a completamente de surpresa.
«Bom dia D. Teresa.»
Durante alguns minutos jogaram conversa fora. A lida da
casa, o tempo, os filhos e o maldito confinamento, foram passados em revista,
como quem percorre a agenda de uma reunião. Depois ficaram alguns momentos em
silêncio.
«Hoje de manhã voltei
a fazer asneira.» Disse Emília, à laia de introdução.
«Então!»
Emília narrou aquilo que se tinha passado com o Pedro e
calou-se. Estava à espera de ouvir uma reprimenda, mas a anciã limitou-se a
olhar para ela com aquele olhar profundo a que já a tinha acostumado. Emília
sentiu-se incomodada, mas aguentou firme. Ainda não se tinha acostumado àqueles
olhares. Perante o silêncio da vizinha Emília reagiu.
«Não compreendo.
Apesar de ter chegado à conclusão que a razão do meu comportamento está na
forma como vejo o meu corpo, isso não se traduziu numa mudança de atitude.»
«Perceber qual a
razão que está na origem das nossas reações é o primeiro passo, mas, só por si,
não introduz grande modificação no nosso comportamento.»
«Então como resolvo o
problema?» Disse Emília, abrindo os braços, com a palma das mãos viradas para
cima.
«A Emília tem que dar
o segundo passo, que e a aceitação.»
«O que é que eu tenho
de aceitar?»
«Aquilo que provoca
as reações está na sua mente e resulta da forma como visualiza o seu corpo.
Isso acontece porque a Emília se coloca numa perspetiva que lhe gera
desconforto.»
«O que quer dizer com
isso?»
«Existe uma disfunção
entre a realidade e a forma como a Emília vê essa realidade.»
«Como se elimina essa
disfunção?»
«Aceitando a
realidade tal qual ela se apresenta.»
«Não compreendo. Eu
já aceitei que estava tudo na minha cabeça!»
A anciã ficou a olhar para ela sem dizer nada. Por
instantes pareceu indecisa sobre aquilo que devia dizer. Debatia-se consigo
própria, num diálogo silencioso, procurando o melhor caminho a seguir.
«Num colégio
particular de Lisboa, existia um jovem inteligentíssimo, mas com um problema de
gaguez. Essa caraterística tornava-o diferente duma forma que ele não queria
ser. Primeiro porque todos os colegas gozavam com ele, depois porque era
excluído das conversas e até das brincadeiras. Até os professores tinham pouca
paciência para esperar que ele articulasse uma resposta.»
«Os colegas tinham um
comportamento muito feio, mas o facto de os professores o discriminarem é
grave.»
«Tudo isso é verdade,
mas a nossa história não é sobre a deficiência do rapaz. O facto de ser descriminado
gerava dentro dele uma grande revolta que levava a comportamento violentos. A
conjugação desses fatores fazia com que o menosprezasse. Quando foram
realizados os primeiros testes, os professores nem queriam acreditar. Ele tinha
obtido classificação máxima em todos. Nessa altura, os professores, liderados
pelo diretor de turma, promoveram o reconhecimento da deficiência do rapaz. O
esforço deu bons resultados e passou a ser-lhe dado tempo para responder, tendo
os colegas deixado de gozar com ele. No entanto, o rapaz continuava a ter
comportamentos violentos, embora com menor frequência.»
«Isso era porque os
comportamentos violentos não estavam ligados à descriminação, mas tinham outra
razão.»
«Talvez sim, talvez
não. Já o segundo semestre ia avançado quando decidiram que o rapaz deveria ser
acompanhado pelo psicólogo. Ao fim de várias sessões ficou tudo claro na mente
do especialista. Os colegas e professores tinham reconhecido que ele tinha uma
deficiência e tomaram medidas para viver com esta, mas isso só por si não
resolvia o problema.»
«Então não era suficiente
reconhecer a deficiência e aceitar viver com ela?»
«Não. Efetivamente
esse era um passo necessário e importante, mas não suficiente.»
«O que faltou então?»
«O que se pretendia
era descobrir a origem dos comportamentos violentos e eliminá-la. Ora os
comportamentos são atributos próprios de pessoas e não de deficiências.»
«Não entendi.»
«Os comportamentos
violentos eram uma reação do rapaz, que melhorou quando as pessoas mudaram a
forma como o tratavam, mas que persistiam sempre que ele era colocado de parte
devido a essa deficiência.»
«A D. Teresa está a
dizer que, para resolver o problema, o deviam integrar nas brincadeiras e
jogos?»
«É isso, pelo menos
em parte. Mas aquilo que era necessário fazer era muito mais abrangente. Era
aceitar o rapaz com o seu defeito.»
Emília ficou a olhar a anciã tentando apreender a
mensagem. A ideia surgiu como um relâmpago. Não! Não podia ser assim tão
simples. Pensou.
«Quer dizer que a
solução estava na aceitação do rapaz e não apenas dos seus defeitos, pelos
colegas e professores?»
«Sim.»
«Isso é um pouco
subjetivo. Ou seja, parece-me que a diferenças entre aceitar o rapaz com os
defeitos ou reconhecer o defeito e aceitá-lo, é pura semântica.»
«É aí que a Emília se
engana. Reconhecer o defeito é uma abordagem superficial e simplista da
questão. É como curar os sintomas de uma doença e não a sua causa. Foi útil
porque serviu para aliviar a tensão e reduzir o conflito. Mas apenas a
aceitação do rapaz, com todas as suas virtudes e defeitos, cria nele um
sentimento de pertença, que leva a que até as próprias criticas e eventuais
rejeições, sejam aceites sem revolta e, portanto, sem desencadear
comportamentos violentes. A aceitação é a chave para a resolução do problema.
Quando o psicólogo explicou isso, o comportamento dos colegas mudou e os episódios
violentos desapareceram.»
«O que é que isso tem
a ver com o meu caso?»
«O problema da Emília
também é um problema de aceitação.»
«No entanto, eu já
aceitei que o problema estava apenas na minha cabeça…»
«É verdade a Emília
reconheceu que o problema estava na sua cabeça e não no seu corpo, mas enquanto
não aceitar o corpo estará a viver um conflito permanente entre aquilo que é a
realidade, ou seja, o seu corpo tal qual ele é e aquilo que é o seu desejo, ou
seja, ter um corpo de uma jovem de vinte e cinco anos.»
«Quer dizer que eu
devo conformar-me com a situação?»
«Bom, aceitar é
assumir que se está perante uma realidade incontornável, constatável naquele
exato momento. Conformar-se com a realidade é não fazer nada para a mudar,
assumindo que essa realidade é imutável. São coisas totalmente diferentes, pois,
independentemente de a realidade atual poder ser mudada, o primeiro passo para
se proceder à mudança, passa sempre por aceitar a realidade, tomar conhecimento
da mesma e conhecê-la o mais profundamente possível. Sócrates dizia “conhece-te
a ti mesmo e conhecerás o universo dos Deuses”.»
«Mas como é possível
aceitar o meu corpo querendo que ele mude?»
«Uma coisa de cada
vez. Primeiro vem aceitação. A Emília deve gostar de cada centímetros do seu
corpo, pois ele é seu e existe sempre a possibilidade de ter de viver com ele,
tal como ele é. A Emília tem de fazer as pazes consigo própria. Depois se verá
o que se pode fazer para que exista alguma convergência entre a realidade,
aceite e reconhecida e o desejo de ser algo diferente.
Emília ficou em silêncio. As palavras da anciã tinham
calado fundo nela. Pensando bem esse era exatamente o problema dela: vivia
revoltada com o seu corpo, contra o seu corpo, descarregando em terceiros essa
revolta. Tudo ficaria mais simples se gostasse dela. Instintivamente passou a
mão pelo abdómen e, pela primeira vez em muitos anos, as dobras que este fazia,
quando sentada, não a incomodaram. O gesto não passou desapercebido à anciã que
sorriu. A sua pupila tinha dado mais um passo.
Comentários
Enviar um comentário