Avançar para o conteúdo principal

AMOR REJEITADO TAKE 3



Amor rejeitado: Take 3

Lurdes,
A tua carta apanhou-me desprevenido. Olhei para o envelope atordoado e com raiva. Fazia quase um ano que te procurava esquecer e a carta que tinha nas mãos reavivava memórias muito dolorosas. Era como uma segunda traição. A fogueira do amor, que durante muitos meses me consumiu e que tinha conseguido transformar em apenas brasas, reacendia-se e a labareda toldava-me o espírito. Depois de muitos minutos de contemplação e de experienciar os sentimentos mais diversos, coloquei o envelope na gaveta do criado mudo. Como podia voltar a confiar em ti? Tal como combinado fui ter com uma amiga.
Era suposto ser uma noite especial, mas tudo correu mal. O meu coração sangrava por ti. Essa era uma ferida que só tu tinhas o poder de sarar. A noite terminou cedo e nenhum dos dois ficou feliz com o desfecho, mas gostava demasiado da minha amiga para a enganar. Tinha decidido que não iria ler a tua carta e nem sabia muito bem porque não a tinha destruído. A cama de casal, na qual me aconchegava todas as noites, pareceu-me enorme. Num movimento não pensado, estiquei os braços, como se esperasse encontrar alguém ao meu lado, mas o vazio foi a resposta ao meu apelo mudo! Não consegui dormir. Aquele pequeno envelope, fechado dentro da gaveta, agigantou-se e tomou conta do quarto e de mim. Levantei-me e, sem conseguir controlar mais o impulso, rasguei o envelope e li a carta com sofreguidão.
Entrei em choque. Estendi-me na cama e fiquei a olhar o infinito. Estava perdido. A tua carta era portadora da mensagem com que tinha sonhado desde que tinhas partido. Mas tinha passado muito tempo. Demasiado tempo. A dúvida tinha-se instalado dentro de mim e eu não sabia se confiava em ti o suficiente para me voltar a entregar. «Mas tu ama-la!» gritava o meu coração. Claro que eu te amava, na verdade, nunca tinha deixado de te amar. A dormir ou acordado, tinha sonhado centenas de vezes que tu voltavas para mim. Quantas vezes eu imaginei que regressavas para mim, confessando o teu amor e eu te aceitava de braços abertos, para em seguida viver a frustração da tua ausência da minha vida. Foram tantas as vezes, que deixei de acreditar que isso fosse possível. Apesar disso, tu continuaste a povoar os meus sonhos, pelo menos aqueles que eu não controlava. Nesses, eu continuei a passear na praia contigo, de mãos dadas. Continuei a contar as estrelas, sob um luar prateado, enquanto os nossos corpos, enroscados, se protegiam do fresco da noite. Continuei a dormir abraçado a ti, com os nossos corpos encaixados e até cheguei ao extremo de fazer amor contigo, apenas para acordar encharcado e viver mais uma vez a frustração da solidão e  do abandono. Claro que eu te amava. Claro que eu te amo. E como eu te amo!
Apesar disso, não é claro o caminho que devo seguir.  Dentro de mim ardem dois fogos: o do amor, que me consome o coração e o da dúvida que me consome a razão. Amar ou não amar, essa não é a questão. A questão é confiar. É poder entregar-me novamente a ti sem reservas. O cansaço tomou conta de mim e adormeci.
Os dias que se seguiram foram muito difíceis. No entanto, o grau de exigência do trabalho fazia com que o meu pensamento conseguisse resistir aos teus assaltos. Mas as noites foram todas tuas e apenas quando o cansaço me vencia eu conseguia adormecer. A tua carta passou a ser uma companhia inseparável e a sua leitura obrigatória, várias vezes ao dia. Apesar disso, não conseguia tomar uma decisão.
Hoje decidi responder-te. Passaram dois meses desde que recebi a tua carta e muita coisa mudou desde essa altura. Estou convencido da sinceridade das tuas palavras e quero dar-te uma segunda oportunidade. Na verdade, quero dar-nos uma segunda oportunidade. Agora, acredito que posso confiar em ti e que quero entregar-me a ti. Não podemos nem devemos ignorar o passado. Ele existe e faz parte das nossas vidas, mas temos de viver no futuro e para o futuro.  Por isso a minha proposta é: vamos dar uma nova oportunidade ao amor!
Com carinho.
Tiago

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O SEMÁFORO

O SEMÁFORO Na cidade do Porto, numa rua íngreme, como tantas outras, daquelas que parecem não ter fim, há-de encontrar-se um cruzamento de esquinas vincadas por serigrafias azuis, abertas sobre azulejos quadrados, encimadas por beirais negros de ardósias, que alinham, em escama, até ao cume e enfeitadas de peitoris de pedra, sobre os quais cai a guilhotina. Estreita e banal, sem razões para alguém perambular, esta rua, inaudita, é possuidora de um dispositivo extraordinário, mas conhecido de muito poucos: Um semáforo a pedal, que sobreviveu, ao contrário dos “primos”, tão em voga na década de sessenta, na América Latina. No início do século XX, o jovem engenheiro, François Mercier, de génio inventivo, mudou-se para o Porto. Apesar do fracasso em França e na capital, convenceu um autarca de que dispunha de um dispositivo elétrico e económico, bem capaz de regular o trânsito dos solípedes de carga, carroças, carros de bois a caleches, dos ilustres senhores. O autarca

CARTAS DE AMOR - AMOR IMPOSSÍVEL

CARTAS DE AMOR - AMOR IMPOSSÍVEL As palavras não me ocorrem perante a imensidão do sentimento que me invade o peito. Digo-te aquilo que adivinhas pois os meus olhos e os meus gestos não o conseguem esconder. Amo-te! Amo-te desde o primeiro dia em que entrei na empresa e tu me abriste a porta. Os nossos olhares cruzaram-se e, por instantes, olhamo-nos sem pestanejar. Senti que tinha encontrado a minha alma gémea. O meu coração acelerou quando me estendeste a mão e te apresentas-te. Apenas uma semana depois soube que eras casada. Chorei a noite toda. Não conseguia aceitar que não fosses livre para poder aceitar o meu amor e retribuí-lo como eu tanto desejava. Desde esse dia vivo em conflito: amo-te e por isso quero estar a teu lado, mas não suporto estar a teu lado, sem poder manifestar-te o meu amor. Quero fugir dessa empresa, não quero mais ver-te se não te posso ter, mas não consigo suportar a ideia de não te ver todos os dias. Tu és o sol que ilumina o meu dia, mas és

O BILHETE

O BILHETE Com os cadernos debaixo do braço ele subiu a escadaria do Liceu Camilo Castelo Branco, em Vila Real. Vivia numa aldeia próxima e tinha vindo a pé. Tinha vários irmãos e como estavam todos a estudar, tinham de poupar em tudo o que era humanamente possível. Já estava com saudades das aulas! Era irónico que tal fosse possível pois os jovens preferem as férias. Não era o seu caso. Tinha vindo de Angola e, por falta de documentos, tinha ficado um ano sem estudar, trabalhando na quinta, ao lado do pai, enquanto os irmãos iam para as aulas. Estudar era, portanto, a parte fácil. Procurou a sala onde a sua turma tinha aulas: Ala este, piso zero, sala seis. Filipe era um aluno acima da média, mas a sua atitude era de grande humildade: esperava sempre encontrar alguém melhor que ele. Dado que tinha ficado um ano afastado da escola estava com alguma expectativa em relação à sua adaptação, mas confiante nas suas capacidades. Não tardou em destacar-se e no fim do primeiro tri