O PARAÍSO
Um grupo de jovens
adolescentes, de ambos os sexos, salta o muro do inferno para roubar ameixas, atraídos
pelo delicioso cheiro dos restos deixados pelas aves do lado de cá do muro. Roubar
fruta é uma coisa que todos os adolescentes fazem desde o princípio do mundo,
ou não fosse essa a forma bíblica da transmissão do conhecimento que levou ao pecado
original. O calor era insuportável. A serpente levou-os a visitar as fornalhas.
Monstros, semelhantes a enormes dragões, sopravam fogo mantendo a lava
incandescente. «Este calor é insuportável» disse uma das jovens. «Toma uma
ameixa madura e fresca» disse a serpente com um ar sedutor. A montanha
fechou-se nas suas costas e à frente deles apenas existia o precipício onde
estavam prestes a ser lançados. Apressaram-se a subir a escada de arame que
lhes apareceu à frente e estavam a voar. O vento forte obrigou-os a agarrarem com força a escada, mas purgou-os das limalhas e cinzas que marcavam a sua passagem pelo Inferno. A escada soltou-se do que quer que
fosse que a suportava e estavam de novo em terra firme. «Bem-vindos ao paraíso».
Diante deles estava um ciclope com asas fazendo uma vénia. Os querubins
ociosos, estirando as refulgentes asas ao sol e debicando frutos secos, jogavam
cartas para passar o tempo. O ciclope mostra-lhes a árvore do paraíso, de cujos
frutos comeram Adão e Eva, com proveito ou sem ele, era matéria propensa a
controvérsia, nas palavras do alado solípede. Depois mostra-lhes os anjos, os
arcanjos, os benjamins e os serafins e toda uma legião de gente alada. Vêm em
seguida os tronos, as virtudes, o bem, as potências, numa paz e tranquilidade
que mexia com os nervos deles. O resfolegar de Deus, que dormia a sono solto,
chamou-lhes à atenção. «Isto aqui serve para o que?» perguntou um dos jovens.
Ninguém se lembrava da utilidade daquele ser, imenso e omnipresente. Era com se
ele sempre lá tivesse estado. Como se fizesse parte do local mas sem ter uma
função especifica para além de ser e de estar. Deus, desconhecedor dessa
ignorância, ocupava o tempo e o espaço ignorante da ignorância a que era
vetado.
(rescrição de um texto de José Eduardo Agualusa)
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