Avançar para o conteúdo principal

OS SONHOS




OS SONHOS

Quase sem fôlego corro na escuridão. Um túnel de negridão adensa-se à minha volta. Agita-se, comprime-me, persegue-me, estendendo as garras para me aprisionar. A instantes flashes de luz invadem-me os sentidos. Não os vejo, nem sequer os sinto, mas pressinto-os. Atrás de mim, a escuridão toma a forma de um monstro que me persegue. Urros horrendos ecoam nos meus ouvidos. O chão treme e um bafo quente atinge-me a nuca, num choque térmico que me faz estremecer. Instintivamente salto em frente. Quero sair dali. Tenho que sair dali! O túnel parece não ter fim… «Talvez haja uma saída lateral!» penso. Mudo de direção, passando junto às garras do monstro, que apenas por sorte não me abocanha. O monstro continua no meu encalço e sinto que me toca suavemente nas costas. «Está quase a apanhar-me» penso. Esbracejo e peço às minhas pernas mais um esforço. Na tentativa de escapar ao monstro, viro repentinamente. O choque é brutal!

A cabeçada na mesinha de cabeceira faz-me despertar, acordando também a minha companheira de um sono profundo e um ressonar violento. Era ela que respirava no meu pescoço! Esfrego os olhos e baixo a persiana, para evitar que as luzes dos automóveis ocasionais entre no quarto. Afinal tudo não passou de um sonho!

Volto para o vale dos lençóis e entrego-me mais uma vez nos braços de Morfeu. Quando fecho os olhos percebo que estou num prado verdejante a apanhar margaridas num dia de primavera. Pachorrentos, os rebanhos espalham-se pela encosta enchendo-a de novelos de lã. O cão pastor corre à volta das ovelhas, mantendo o rebanho unido, não vá o lobo mau apanhar as tresmalhadas. O Céu azul claro tem uma luminosidade especial e as pequenas manchas bancas das nuvens que o povoam aumentam a sua beleza. O pastor, encostado ao cajado, ajeita o capuz para se proteger melhor do ar primaveril, que traz consigo ainda o gelo do inverno. «É tudo tão real! Será um sonho?» interrogo-me.  Ao fundo ouve-se um silvo que parece o apito de um comboio. Estico o pescoço e coloco-me na ponta dos pés, para ver onde é a linha. Quando o ruído aumenta acordo. Afinal era o despertador!




Comentários

Mensagens populares deste blogue

O SEMÁFORO

O SEMÁFORO Na cidade do Porto, numa rua íngreme, como tantas outras, daquelas que parecem não ter fim, há-de encontrar-se um cruzamento de esquinas vincadas por serigrafias azuis, abertas sobre azulejos quadrados, encimadas por beirais negros de ardósias, que alinham, em escama, até ao cume e enfeitadas de peitoris de pedra, sobre os quais cai a guilhotina. Estreita e banal, sem razões para alguém perambular, esta rua, inaudita, é possuidora de um dispositivo extraordinário, mas conhecido de muito poucos: Um semáforo a pedal, que sobreviveu, ao contrário dos “primos”, tão em voga na década de sessenta, na América Latina. No início do século XX, o jovem engenheiro, François Mercier, de génio inventivo, mudou-se para o Porto. Apesar do fracasso em França e na capital, convenceu um autarca de que dispunha de um dispositivo elétrico e económico, bem capaz de regular o trânsito dos solípedes de carga, carroças, carros de bois a caleches, dos ilustres senhores. O autarca

CARTAS DE AMOR - AMOR IMPOSSÍVEL

CARTAS DE AMOR - AMOR IMPOSSÍVEL As palavras não me ocorrem perante a imensidão do sentimento que me invade o peito. Digo-te aquilo que adivinhas pois os meus olhos e os meus gestos não o conseguem esconder. Amo-te! Amo-te desde o primeiro dia em que entrei na empresa e tu me abriste a porta. Os nossos olhares cruzaram-se e, por instantes, olhamo-nos sem pestanejar. Senti que tinha encontrado a minha alma gémea. O meu coração acelerou quando me estendeste a mão e te apresentas-te. Apenas uma semana depois soube que eras casada. Chorei a noite toda. Não conseguia aceitar que não fosses livre para poder aceitar o meu amor e retribuí-lo como eu tanto desejava. Desde esse dia vivo em conflito: amo-te e por isso quero estar a teu lado, mas não suporto estar a teu lado, sem poder manifestar-te o meu amor. Quero fugir dessa empresa, não quero mais ver-te se não te posso ter, mas não consigo suportar a ideia de não te ver todos os dias. Tu és o sol que ilumina o meu dia, mas és

O BILHETE

O BILHETE Com os cadernos debaixo do braço ele subiu a escadaria do Liceu Camilo Castelo Branco, em Vila Real. Vivia numa aldeia próxima e tinha vindo a pé. Tinha vários irmãos e como estavam todos a estudar, tinham de poupar em tudo o que era humanamente possível. Já estava com saudades das aulas! Era irónico que tal fosse possível pois os jovens preferem as férias. Não era o seu caso. Tinha vindo de Angola e, por falta de documentos, tinha ficado um ano sem estudar, trabalhando na quinta, ao lado do pai, enquanto os irmãos iam para as aulas. Estudar era, portanto, a parte fácil. Procurou a sala onde a sua turma tinha aulas: Ala este, piso zero, sala seis. Filipe era um aluno acima da média, mas a sua atitude era de grande humildade: esperava sempre encontrar alguém melhor que ele. Dado que tinha ficado um ano afastado da escola estava com alguma expectativa em relação à sua adaptação, mas confiante nas suas capacidades. Não tardou em destacar-se e no fim do primeiro tri