Avançar para o conteúdo principal

CARTAS DE AMOR - RESPOSTA AO AMOR REJEITADO




Reposta ao amor rejeitado

Tiago,

Li a tua carta quando a recebi e ri-me de escárnio. Eu tinha conseguido tudo aquilo que queria e naquele momento o teu lamento pareceu-me simplesmente patético. Hoje, volvidos nove meses, releio a tua carta e volto a rir-me de escárnio, mas de mim própria. Leio-a novamente e a única coisa patética que consigo encontrar é o meu comportamento disparatado, infantil e cruel. O ridículo da situação é que hoje quem sente a crueldade na pele sou eu, com a diferença de ter sido eu a causadora da mesma.
Aquele que pensava ser o homem da minha vida demonstrou não ser mais do que um garoto mimado, para quem eu não fui mais do que um guardanapo a que se limpou e que jogou no lixo, depois de usar. Depois disso tive outras relações, nenhuma delas duradoura e em nenhuma delas encontrei um amor como o teu. Hoje tenho consciência que tinhas por mim um amor profundo, verdadeiro e que podia ter durado toda a vida. Não deixa de ser estranho e irónico que ao pensar nisso tenha saudades tuas. Sonho contigo de olhos abertos. Imagino-te a meu lado e quase sinto o teu abraço. Fecho os olhos e vejo os teus cheios de amor, apenas a alguns milímetros de mim. Sinto a tua respiração e instintivamente entreabro os lábios esperando o beijo. Mas tu não estás aqui. Um homem como tu encontrou seguramente o amor que merece. Uma mulher que lhe deu o que eu não fui capaz e que aceitou aquilo que eu desprezei. Isso dói mais do que alguma vez pude imaginar. Não uma dor frívola de uma mulher que sente que o homem que foi seu pertence a outra. Essa seria uma dor suportável. A dor que eu sinto é muito mais profunda. É uma dor que me seca por dentro. Uma dor que me destrói, me arrasa, prostrando-me perante a vida. É uma dor de quem ama sem qualquer esperança!
Escrevo estas palavras sem a certeza do destino que lhes irei dar. Escrevo porque isso me ajuda a libertar do peso que este amor me faz carregar. Por vezes pergunto-me se não é tudo imaginação minha e se tudo não passa do resultado de uma mistura de solidão e saudade. Mas a verdade é que eu apenas estou só porque não consigo suportar a companhia dos inúmeros homens que querem ardentemente a minha. Eu olho para eles sorrio e digo que não. Nunca mais quero fazer ninguém sentir-se da mesma forma que eu me sinto ou da mesma que te fiz sentir a ti. Estou apaixonada por ti e enquanto assim for não farei nenhum homem pagar com a dor do abandono, apenas para me curar. Se alguma vez tiver coragem para te enviar esta carta espero que a leias e que me respondas. Não espero que ainda me ames, mas gostava de ter a oportunidade de te mostrar o quanto te amo e de que serei capaz de te fazer feliz. Mas mesmo que não queiras isso e apenas queiras que eu vá morrer num canto qualquer, o que é perfeitamente legítimo, não tenhas receio de o dizer. Eu preciso do teu amor, mas se o não puder ter preciso de me curar dele e a tua resposta pode ser o início desse processo.
Muitas vezes chorei de arrependimento por todo o mal que te fiz, até que me cansei de chorar sem nada fazer para mudar o estado das coisas. Esta carta é o primeiro passo na reconstrução da minha vida, mas é sobretudo uma declaração de amor.
Tua para sempre
Lurdes

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O SEMÁFORO

O SEMÁFORO Na cidade do Porto, numa rua íngreme, como tantas outras, daquelas que parecem não ter fim, há-de encontrar-se um cruzamento de esquinas vincadas por serigrafias azuis, abertas sobre azulejos quadrados, encimadas por beirais negros de ardósias, que alinham, em escama, até ao cume e enfeitadas de peitoris de pedra, sobre os quais cai a guilhotina. Estreita e banal, sem razões para alguém perambular, esta rua, inaudita, é possuidora de um dispositivo extraordinário, mas conhecido de muito poucos: Um semáforo a pedal, que sobreviveu, ao contrário dos “primos”, tão em voga na década de sessenta, na América Latina. No início do século XX, o jovem engenheiro, François Mercier, de génio inventivo, mudou-se para o Porto. Apesar do fracasso em França e na capital, convenceu um autarca de que dispunha de um dispositivo elétrico e económico, bem capaz de regular o trânsito dos solípedes de carga, carroças, carros de bois a caleches, dos ilustres senhores. O autarca

CARTAS DE AMOR - AMOR IMPOSSÍVEL

CARTAS DE AMOR - AMOR IMPOSSÍVEL As palavras não me ocorrem perante a imensidão do sentimento que me invade o peito. Digo-te aquilo que adivinhas pois os meus olhos e os meus gestos não o conseguem esconder. Amo-te! Amo-te desde o primeiro dia em que entrei na empresa e tu me abriste a porta. Os nossos olhares cruzaram-se e, por instantes, olhamo-nos sem pestanejar. Senti que tinha encontrado a minha alma gémea. O meu coração acelerou quando me estendeste a mão e te apresentas-te. Apenas uma semana depois soube que eras casada. Chorei a noite toda. Não conseguia aceitar que não fosses livre para poder aceitar o meu amor e retribuí-lo como eu tanto desejava. Desde esse dia vivo em conflito: amo-te e por isso quero estar a teu lado, mas não suporto estar a teu lado, sem poder manifestar-te o meu amor. Quero fugir dessa empresa, não quero mais ver-te se não te posso ter, mas não consigo suportar a ideia de não te ver todos os dias. Tu és o sol que ilumina o meu dia, mas és

O BILHETE

O BILHETE Com os cadernos debaixo do braço ele subiu a escadaria do Liceu Camilo Castelo Branco, em Vila Real. Vivia numa aldeia próxima e tinha vindo a pé. Tinha vários irmãos e como estavam todos a estudar, tinham de poupar em tudo o que era humanamente possível. Já estava com saudades das aulas! Era irónico que tal fosse possível pois os jovens preferem as férias. Não era o seu caso. Tinha vindo de Angola e, por falta de documentos, tinha ficado um ano sem estudar, trabalhando na quinta, ao lado do pai, enquanto os irmãos iam para as aulas. Estudar era, portanto, a parte fácil. Procurou a sala onde a sua turma tinha aulas: Ala este, piso zero, sala seis. Filipe era um aluno acima da média, mas a sua atitude era de grande humildade: esperava sempre encontrar alguém melhor que ele. Dado que tinha ficado um ano afastado da escola estava com alguma expectativa em relação à sua adaptação, mas confiante nas suas capacidades. Não tardou em destacar-se e no fim do primeiro tri