Avançar para o conteúdo principal

UMA TARDE NO PARQUE (conto infantil)



UMA TARDE NO PARQUE
Era domingo e íamos almoçar a casa do avô Chico. O avô Chico e a avó Francisca são os pais da minha mãe. São dois velhinhos de quem gosto muito e que me fazem todas as vontades. Isso é muito bom mas nem sempre me agrada: por vezes sinto que abuso! Eu estava pronta. Liguei a televisão e coloquei o vídeo de uma das minhas músicas preferidas. Estava divertida a cantar e a dançar quando fui interrompida.
«Luís!»
O grito veio da cozinha. Assustada, fui a correr ver o que se passava com a minha mãe. Ela não me deixou entrar. A cozinha estava cheia de água. A minha mãe estava aborrecida porque não podia lavar a roupa: a máquina tinha avariado. Já não fomos almoçar com os avós. A mãe ligou à minha madrinha e combinou deixar-me lá ao início da tarde para os pais poderem tratar da máquina.
Eu gosto muito de ir a casa dos padrinhos e de brincar com eles, mas eles têm regras que eu não entendo: não me deixam ver vídeos quando estou a comer e o padrinho faz cara feia quando não presto atenção ao que me diz ou quando não respeito uma ordem. Eu costumava pensar que o padrinho era mau, mas agora percebo que ele gosta muito de mim e por isso me está a ensinar as regras do mundo dos adultos. Eu fico dividida. As regras, como as que aprendo na escola, fazem-me sentir segura pois são a garantia de que existe uma determinada ordem no mundo. Mas, ao mesmo tempo são aborrecidas e não me permitem ter aquilo que quero e quando quero.
Quando cheguei a casa dos padrinhos carregava orgulhosamente o pacote de amêndoas que a mãe tinha comprado para eles. Que abraços e beijos deliciosos! A mãe ficou um pouco, depois foi-se embora e os padrinhos levaram-me ao parque. Foi uma longa caminhada mas eu já sei que não vale a pena pedir colo.
O parque tinha vários brinquedos mas os que eu mais gostei foi o baloiço e os castelos, ligados com uma rede de cordas. Cavalguei atrás do padrinho, sem sair do sítio, imaginando que ia campo fora, nos dinossauros de madeira. É sempre engraçado usar a nossa imaginação. Ela faz com que eu viaje para sítios diferentes daquele onde estou e o melhor de tudo é que posso escolher o sítio.
A subida para o castelo foi difícil. O padrinho ensinou-me e depois deixou-me livre para subir, mas apenas o fiz sentido nas costas o conforto do peito dele. Nas vezes seguintes ele orientou-me os movimentos das pernas e dos braços e ganhei mais confiança, mas continuei a precisar do seu apoio. Lá no alto, protegida pelas paredes de madeira do castelo, eu era a princesa. Os meninos e os adultos que estavam no parque eram os meus defensores! Depois veio o desafio de atravessar de um castelo para o outro, agarrada às cordas. O facto de poder utilizar os pés era bom, mas as cordas abanavam fazendo as pernas tremer. Cansada, encolhi as pernas. Não conseguia aguentar o peso do meu corpo com os braços. O Padrinho estava lá para me segurar e explicou-me que era mais fácil se ficasse com as pernas esticadas e mantivesse o peso do corpo sobre estas. Consegui. Chegar ao outro lado foi uma vitória. A madrinha juntou-se ao padrinho e incentivaram-me a fazer nova travessia. Apesar do medo e das pernas tremerem o tempo todo, passar de um lado para o outro tornou-se cada vez mais fácil.
Quando senti os pés no chão corri para o baloiço. Era um baloiço para bebés por isso não existia o risco de cair. O padrinho fez-me voar nas alturas. Fechei os olhos e imaginei que tinha asas. Era bom voar! Os padrinhos estavam sempre atentos e sentia-me segura a brincar com eles por perto. Quando chegou a outra menina tudo foi diferente. Eu só queria brincar com ela, mas ela apenas queria imitar o que o irmão mais velho fazia. Juntei-me a ela e ao bebé que tinha chegado e brincamos durante algum tempo. A menina e o bebé partiram e o parque ficou só para mim. Bebi mais o gole de água que a madrinha tinha comprado para mim e voltei a subir ao castelo, agora com a ajuda da madrinha. Subi mais umas vezes até que fiquei cansada do parque.
Regressamos. De mãos dadas com os dois fomos até ao café. O gelado soube-me muito bem. Ainda bem que tinham o meu preferido. O padrinho obrigou-me a lavar as mãos antes de comer. São as regras dele, mas eu gostei. Voltamos para casa pelo sol: à sombra estava frio e eu comecei a cantar baixinho.
«O que estás a cantar? Canta alto que eu quero ouvir.» Disse a madrinha.
Calei-me. Preferia cantar quando ninguém me pedia. Depois comecei a falar da cozinha cheia de água.
«Qual foi o problema com a máquina?» Perguntou o padrinho.
«É preciso usar a cabeça e pensar…» Disse.
O padrinho disse:
«Muito bem!»
Em seguida repetiu as expressões “usar a cabeça” e “pensar”. Fiquei a olhar para ele. «Os adultos não entendem nada!» Pensei. Eu a dizer que era preciso usar a cabeça e pensar e ele apenas elogiou o facto de eu usar as palavras, sem sequer pensar!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O SEMÁFORO

O SEMÁFORO Na cidade do Porto, numa rua íngreme, como tantas outras, daquelas que parecem não ter fim, há-de encontrar-se um cruzamento de esquinas vincadas por serigrafias azuis, abertas sobre azulejos quadrados, encimadas por beirais negros de ardósias, que alinham, em escama, até ao cume e enfeitadas de peitoris de pedra, sobre os quais cai a guilhotina. Estreita e banal, sem razões para alguém perambular, esta rua, inaudita, é possuidora de um dispositivo extraordinário, mas conhecido de muito poucos: Um semáforo a pedal, que sobreviveu, ao contrário dos “primos”, tão em voga na década de sessenta, na América Latina. No início do século XX, o jovem engenheiro, François Mercier, de génio inventivo, mudou-se para o Porto. Apesar do fracasso em França e na capital, convenceu um autarca de que dispunha de um dispositivo elétrico e económico, bem capaz de regular o trânsito dos solípedes de carga, carroças, carros de bois a caleches, dos ilustres senhores. O autarca

CARTAS DE AMOR - AMOR IMPOSSÍVEL

CARTAS DE AMOR - AMOR IMPOSSÍVEL As palavras não me ocorrem perante a imensidão do sentimento que me invade o peito. Digo-te aquilo que adivinhas pois os meus olhos e os meus gestos não o conseguem esconder. Amo-te! Amo-te desde o primeiro dia em que entrei na empresa e tu me abriste a porta. Os nossos olhares cruzaram-se e, por instantes, olhamo-nos sem pestanejar. Senti que tinha encontrado a minha alma gémea. O meu coração acelerou quando me estendeste a mão e te apresentas-te. Apenas uma semana depois soube que eras casada. Chorei a noite toda. Não conseguia aceitar que não fosses livre para poder aceitar o meu amor e retribuí-lo como eu tanto desejava. Desde esse dia vivo em conflito: amo-te e por isso quero estar a teu lado, mas não suporto estar a teu lado, sem poder manifestar-te o meu amor. Quero fugir dessa empresa, não quero mais ver-te se não te posso ter, mas não consigo suportar a ideia de não te ver todos os dias. Tu és o sol que ilumina o meu dia, mas és

O BILHETE

O BILHETE Com os cadernos debaixo do braço ele subiu a escadaria do Liceu Camilo Castelo Branco, em Vila Real. Vivia numa aldeia próxima e tinha vindo a pé. Tinha vários irmãos e como estavam todos a estudar, tinham de poupar em tudo o que era humanamente possível. Já estava com saudades das aulas! Era irónico que tal fosse possível pois os jovens preferem as férias. Não era o seu caso. Tinha vindo de Angola e, por falta de documentos, tinha ficado um ano sem estudar, trabalhando na quinta, ao lado do pai, enquanto os irmãos iam para as aulas. Estudar era, portanto, a parte fácil. Procurou a sala onde a sua turma tinha aulas: Ala este, piso zero, sala seis. Filipe era um aluno acima da média, mas a sua atitude era de grande humildade: esperava sempre encontrar alguém melhor que ele. Dado que tinha ficado um ano afastado da escola estava com alguma expectativa em relação à sua adaptação, mas confiante nas suas capacidades. Não tardou em destacar-se e no fim do primeiro tri